Conab espera safra de cana menor no Brasil, mas produção de açúcar deve crescer

Conab espera safra de cana menor no Brasil, mas produção de açúcar deve crescer


Expectativa é de que a parcela do adoçante na produção nacional suba para 39%, contra 35% no ciclo passado. Aárea plantada com cana deve cair em 2,4% na safra 2019/20, para 8,38 milhões de hectares Jacto Agrícola/Divulgação
O Brasil deverá produzir uma safra de cana-de-açúcar menor em 2019/20 na comparação com a temporada anterior, mas a produção de açúcar deve crescer, disse a estatal Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (7), em seu primeiro relatório sobre a nova safra, iniciada em abril.
A Conab projetou que o Centro-Sul, maior região produtora do país, deve colher 566 milhões de toneladas de cana, ante 572 milhões de toneladas em 2018/19. Segundo o órgão, a área plantada caiu novamente no local e no país em geral, com muitos produtores trocando a cana por outras culturas, como soja.
A estatal projetou que a área total de cana deve cair em 2,4% em 2019/20, para 8,38 milhões de hectares. A Conab vê uma redução de 181.500 hectares em São Paulo, principal estado produtor de açúcar.
Ainda assim, a produção de açúcar deverá subir para 31,43 milhões de toneladas no centro-sul, ante 26,5 milhões de toneladas na safra anterior.
Açúcar x álcool
Embora tenha ressaltado que é cedo para ter uma estimativa precisa sobre o mix de produção, a Conab afirmou que espera uma maior alocação de cana para a produção de açúcar — de 35% na temporada passada para 39% na nova safra.
A produção de etanol do Centro-Sul está prevista em 29,6 bilhões de litros, ante 30,99 bilhões de litros em 2018/19. Para o país todo, a expectativa é de produzir 30,3 milhões de litros. Na safra passada, o país produziu um recorde de 33,1 bilhões de litros de etanol. Etanol de milho
A Conab divulgou pela primeira vez dados sobre a produção de etanol de milho no país. Segundo a estatal, o milho já é responsável por 1,4 bilhão de litros de etanol produzidos no país. O estado que mais produz etanol de milho é Mato Grosso, seguido por Goiás e Paraná.

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes