Empresas mantêm home office depois da reabertura dos negócios

Empresas mantêm home office depois da reabertura dos negócios

Empresas mantêm home office depois da reabertura dos negócios

Empresas mantêm home office depois da reabertura dos negócios

O que veio para ser provisório, pode se tornar o novo normal para várias empresas que adotaram o home office durante o isolamento social. Muitas já pensam em trabalhar no modelo híbrido: alguns dias em casa e outros no escritório.

Faz mais de três meses que a empresa do Alex Frachetta está vazia, mas funcionando. Os 27 funcionários estão trabalhando em casa. O único contato que eles têm é pelo meio digital. Alex comanda uma plataforma de venda de imóveis novos. Ele investiu R$ 400 mil na reforma do escritório. Inaugurou em fevereiro e em março chegou a pandemia.

“O trabalho em casa substitui o trabalho na empresa. A interação, na minha opinião, não é a mesma coisa. As vezes o comercial faz venda e eles comemoram. Esse tipo de troca acontece o tempo todo na empresa e a gente acredita que num cenário normal não acontece no online”, opina o empresário.

Durante a pandemia, a equipe fez reuniões por videoconferência. A empresa comprou ou cedeu equipamentos para quem não tinha em casa e a produtividade até aumentou. “A característica da empresa de ter auto-gestão, de serem jovens, facilitou pra produtividade se manter alta e, em alguns casos, até maior do que no trabalho presencial”, explica Alex.

Com a flexibilização da quarentena, o funcionário decide se volta pro escritório, continua em casa ou faz uma mistura dos dois. “Modelo hibrido é melhor. Gosto da flexibilidade de trabalhar em casa para evitar dias caóticos de trânsito e gosto do ambiente de trabalho que facilita comunicação e é mais fácil pra cultura da empresa”, afirma o gerente de marketing, Alex Reis.

Pesquisa da Cushman&Wakefield mostra que 40% das empresas que não trabalhavam com home office vão adotar esse sistema de forma definitiva. Para a produtividade não cair, tem que focar em resultados e não no tempo que o funcionário trabalha em casa.

“Empresas que estão dando certo sabem direcionar a pessoa. Empresas que não deram certo simplesmente largaram a equipe no home office e o colaborador não sabe onde começar e começa a fazer muitas coisas e não finaliza nada”, alerta a especialista em estratégias de negócios, Priscila Guskuma.

As empresárias Anna Costa, Leticia e Debora focam na qualidade do trabalho. Elas têm uma agência de comunicação visual, com 17 funcionários. Durante a quarentena, todos ficaram em home office e a produtividade não caiu. A agência já tinha investido no aluguel e reforma de um novo espaço, mas a mudança foi cancelada.

“Fazermos reuniões semanais com nosso grupo. Temos fluxo e isso não mudou estando longe ou perto, continua o mesmo. Controlamos resultado, não o tempo de trabalho”, explica Anna.

Com a flexibilização, duas funcionárias já voltaram pro escritório e os outros vão ter liberdade para decidir o que fazer.

QUINTAL 22
Rua Henrique Monteiro, 234 – Pinheiros
São Paulo / SP – CEP: 05423-020
Telefone: (11) 3030-5080
www.quintal22.com.br
Facebook: www.facebook.com/quintal22

APTO
Av. Dr. Cardoso De Melo, 878 – Vila Olímpia
São Paulo / SP – CEP: 04548-003
Whatsapp: (11) 3641-3301
www.apto.vc
Facebook: www.facebook.com/aptovc
Instagram: www.instagram.com/aptovc

PRISCILA GUSKUMA
ESPECIALISTA EM ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS

Rua Fenacita, 105 – Jardim Fazenda Rincao
Arujá / SP – CEP: 07432-575
Telefone: (11) 94716-5062
www.priscilaguskuma.com.br
Facebook: www.facebook.com/priscilaguskuma
Instagram: www.instagram.com/priscilaguskuma

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes