Fiat lança versões de Pulse e Fastback com motor híbrido flex; veja os preços, equipamentos e ficha técnica

Fiat lança versões de Pulse e Fastback com motor híbrido flex; veja os preços, equipamentos e ficha técnica

Novos carros prometem a mesma potência do motor 1.0 turbo T200 das versões a combustão, mas com até 10% de economia de combustível e 15% menos emissões de gases na atmosfera. Fiat Pulse e Fastback híbridos
divulgação/Stellantis
A Fiat apresenta nesta quarta-feira (6) as versões híbridas do Fastback e Pulse, com motor desenvolvido no Brasil.
A chegada da nova motorização híbrida acontece nas versões Audace e Impetus do Pulse e Fastback, substituindo as homônimas já existentes.
Estes são os preços para o Pulse com motor híbrido:
Fiat Pulse Audace T200 Hybrid: R$ 125.990;
Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid: R$ 140.990.
Estes, são os de tabela para o Fastback:
Fiat Fastback Audace T200 Hybrid: R$ 151.990;
Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid: R$ 161.990.
Novo motor híbrido flex é mineiro
Os dois carros carregam o mesmo 1.0 turbo flex T200 Hybrid. Ele foi desenvolvido no Brasil e é fabricado pela Stellantis na planta de Betim (MG). Segundo a empresa, a unidade fabril pode produzir 1,1 milhão de motores anualmente.
Motor híbrido flex T200 Hybrid
divulgação/Stellantis
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Ele é baseado no motor T200 presente em diversos veículos de marcas da Stellantis, como Peugeot, Citroën e Fiat, mas na versão eletrificada traz um sistema híbrido leve para reduzir consumo de combustível e emissões de gases.
No novo conjunto, um gerador elétrico é inserido no local onde estariam o motor de partida e alternador. Ele utiliza energia armazenada em uma bateria de íons de lítio, com capacidade para 0,154 kWh.
A bateria pesa cerca de oito quilos, tem o tamanho semelhante ao de uma caixa de sapatos e fica logo abaixo do assento do motorista.
O motor elétrico tem potência de 3 kW, equivalente a 4 cv e força de 1 kgfm. Ele não consegue mover sozinho as rodas. Sua função é dar folga para o conjunto a combustão em algumas situações, como em baixas rotações ou auxiliar em velocidade de cruzeiro — sempre focando no torque.
Motor híbrido e bateria (em laranja) da plataforma Bio-Hybrid da Stellantis
divulgação/Stellantis
Mesmo com mais potência, o motor T200 Hybrid segue os mesmos dados do T200 com conjunto exclusivamente a combustão. Isso significa que ele continua com até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de força.
Em outras palavras, o motor híbrido reduz a força que seria exigida do motor. Algo como pedindo dele apenas 126 cv e 19,4 kgfm.
Economia de combustível não empolga
Com o sistema híbrido, a Fiat promete que o motor T200 Hybrid pode economizar até cerca de 10% de combustível, enquanto reduz as emissões de gases em 15%.
Como é comum em carros híbridos, o menor consumo é observado em circuito urbano. Isso ocorre porque a recarga da bateria acontece apenas durante as desacelerações, frequentes na cidade, a cada semáforo e curva, mas muito raras nas estradas.
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Na cidade, quando comparamos os dados de consumo divulgados pela Fiat para o motor T200 Hybrid, com os números publicados pelo Inmetro, a economia de combustível para o Pulse é de:
Etanol: de 8,4 km/l para 9,3 km/l (9,68% a menos);
Gasolina: de 12,1 km/l para 13,4 km/l (9,7% a menos).
Já o Fastback é menos agraciado com economia de combustível, ficando assim:
Etanol: de 8,4 km/l para 8,9 km/l (5,62% a menos);
Gasolina: de 11,9 km/l para 12,6 km/l (5,56% a menos).
Estes dados, mesmo os prometidos pela Fiat, não animam e ficam próximos da economia que um ar-condicionado desligado já proporciona. Por outro lado, pode significar um alívio para quem quer andar com o carro climatizado e sem pesar mais no bolso na hora de abastecer.
Já nas estradas, o consumo de combustível do Pulse híbrido é o mesmo divulgado para a versão a combustão:
Etanol: de 10,2 km/l;
Gasolina: de 14,4 km/l.
O Fastback, mesmo com aerodinâmica que favorece o deslocamento do carro, perdeu autonomia na estrada. Este é o consumo dele:
Etanol: de 10,2 km/l para 9,8 km/l (4,08% a mais);
Gasolina: de 14,6 km/l para 14,4 km/l (1,39% a mais).
Ao g1, a diretora de marketing de produto para a Fiat, Priscilla Buys, comenta acreditar que o consumidor ficará animado, mesmo com uma economia de combustível sutil.
“Eu acho que o cliente está aprendendo bastante sobre o mercado eletrificado. Nós utilizamos os dados do Inmetro, mas o consumidor, na prática, ele pode atingir níveis mais elevados [de economia de combustível]. Essa é a nossa expectativa, que o consumidor pode ser surpreendido”, comenta a executiva.
Fiat ganhou motor híbrido flex para ele custar menos
O novo motor híbrido flex utilizado nestes carros da Fiat foi desenvolvido pela Stellantis e pode ser utilizado amplamente por qualquer marca do grupo, como Citroën, Peugeot, Ram e Jeep.
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A escolha da Fiat como primeira fabricante para receber o motor T200 Hybrid aconteceu por conta da presença da marca no Brasil.
“A Stellantis escolheu a Fiat por ter o maior número de vendas”, comentou Alexandre Aquino, vice-presidente da Fiat para América do Sul. Para o executivo, a capilaridade da marca e o número de carros vendidos da montadora permite que a quantidade de motores fabricados seja maior, reduzindo seu custo de produção.
Itens de série do Pulse híbrido
Por dentro e por fora o Fiat Pulse e o Fastback mudam muito pouco o que já entregavam nas versões anteriores, sem motor híbrido. As duas únicas mudanças estão em um item exibido no painel de instrumentos, onde o motorista acompanha quando o conjunto eletrificado é utilizado e a carga da bateria, enquanto a segunda é a central multimídia de 10,1 polegadas.
Estes são os itens de série do Pulse Audace Hybrid:
Câmera de ré de alta definição
Chave presencial com partida remota
Trocas de marcha no volante
Roda de liga-leve e aro 16
Carregador de celular por indução
4 airbags
Farol em LED
Ar-condicionado digital automático
Central multimídia de 10,1 polegadas
Painel de instrumentos de 3,5 polegadas
Espelhamento via Android Auto e Apple Carplay sem fio
Freio de estacionamento eletrônico
Piloto automático
Freio automático de emergência
Alerta de mudança de faixa
Farol alto automático
Para o Pulse Impetus Hybrid, são adicionados estes itens:
Roda de liga-leve e aro 17
GPS nativo
Painel de instrumentos de 7 polegadas
Estes são os itens de série do Fastback Audace Hybrid:
Câmera de ré de alta definição
Chave presencial com partida remota
Trocas de marcha no volante
Roda de liga-leve e aro 17
Carregador de celular por indução
4 airbags
Farol em LED
Ar-condicionado digital automático
Central multimídia de 10,1 polegadas
Painel de instrumentos de 3,5 polegadas
Espelhamento via Android Auto e Apple Carplay sem fio
Freio de estacionamento eletrônico
Piloto automático
Freio automático de emergência
Alerta de mudança de faixa
Farol alto automático
Para o Fastback Impetus Hybrid, são adicionados estes itens:
Roda de liga-leve e aro 18
Painel de instrumentos de 7 polegadas
Ficha técnica do Pulse e Fastback híbridos

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