Com enchentes no RS, Ministério da Fazenda prevê desaceleração do ritmo de alta do PIB no 2º trimestre

Com enchentes no RS, Ministério da Fazenda prevê desaceleração do ritmo de alta do PIB no 2º trimestre

Segundo Secretaria de Políticas Econômicas do Ministério, agropecuária e indústria de transformação devem ser atividades mais afetadas pela calamidade. A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda informou nesta terça-feira (4) que a expectativa é de desaceleração no ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano “repercutindo a calamidade no Rio Grande do Sul”.
“A agropecuária e a indústria de transformação devem ser atividades especialmente afetadas, uma vez que são proporcionalmente mais importantes no PIB do estado que no PIB nacional”, avaliou o Ministério da Fazenda.
“No setor de serviços, atividades como transportes e outras atividades de serviços também devem ser impactadas pela calamidade, repercutindo a piora da mobilidade e as restrições no provimento de serviços pessoais, de alimentação e de alojamentos”, completou.
Crescimento do PIB do Brasil deve movimentar setor de logística em Jundiaí
Mais cedo nesta terça, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB subiu 0,8% no primeiro trimestre de 2024. O crescimento foi puxado, sobretudo, pelo setor se serviços, que teve uma alta de 1,4% no período. A agropecuária também cresceu, registrando variação positiva de 11,3%. A indústria, porém, apresentou leve queda de 0,1%.
O Ministério da Fazenda acrescentou que medidas de auxílio fiscal e de crédito “devem auxiliar a mitigar os impactos negativos desse episódio [enchentes no RS], mas seus efeitos devem se diluir ao longo deste e dos próximos trimestres.”
“Dessa maneira, mesmo com o resultado positivo e similar ao projetado pela SPE no primeiro trimestre de 2024, restam incertezas a respeito da estimativa de crescimento para 2024”, acrescentou o Ministério da Fazenda.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Generated by Feedzy