Campos Neto não comenta críticas de Lula e diz que nunca conversou com Tarcísio sobre assumir ministério

Campos Neto não comenta críticas de Lula e diz que nunca conversou com Tarcísio sobre assumir ministério

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, não quis comentar, nesta quinta-feira (27), as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ele e ao Banco Central, e negou que tenha sido convidado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao cargo de ministro de Estado caso seja eleito presidente da República — informação que circulou na imprensa nas últimas semanas.
Antes da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada, de interromper o ciclo de corte de juros — que vinha desde agosto de 2023 — o presidente Lula subiu o tom das críticas ao comportamento do BC. Segundo ele, o patamar da taxa Selic, em 10,50% ao ano, elevada para padrões internacionais, é a única “coisa desajustada” que existe no país neste momento.
Em entrevista à Rádio CBN, Lula voltou a criticar Campos Neto. Para o petista, o presidente do BC tem “lado político” e “trabalha para prejudicar o país”.
“Acho que o presidente da República tem todo direito de se manifestar. Não cabe a mim, presidente do BC, entrar em debates políticos. Mostramos e vamos continuar mostrando que a nossa decisão é técnica. Tivemos agora uma reunião do Copom com espirito de equipe para mostra que o movimento é técnico. Vou sair, e as pessoas vão fazer uma análise, depois que eu sair, que eu fui 100% técnico. Não cabe a mim ficar rebatendo ou discutindo temas políticos. Nossa missão é entregar inflação baixa, que faz com que tenha distribuição de renda desigual”, afirmou o presidente do BC.
A reunião do presidente do BC com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em 10 de junho, também foi alvo de críticas do Partido dos Trabalhadores. Para a presidente do PT, Gleisi Hoffman, afirmou que Campos Neto usa seu mandato no Banco Central “para fazer política, igualzinho ao Sérgio Moro, que usava a toga de juiz para beneficiar seu candidato, Jair Bolsonaro”. “O [candidato] de Campos Neto é Tarcísio de Freitas. Anotem esses nomes, são inimigos do povo e do Brasil”, disse ela,

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Generated by Feedzy