Nova Honda XRE 190 traz novo design e fica R$ 1.290 mais cara

Nova Honda XRE 190 traz novo design e fica R$ 1.290 mais cara

Com nova configuração de motor que perdeu potência, aventureira continua na busca do consumidor que não se satisfaz com a NXR 160 Bros e busca uma motocicleta com melhor desempenho. Honda XRE 190 2025 chega com modificações para se encaixar ao novo marco regulatório de emissões. Preço inicial é de R$ 22.060
Divulgação | Honda
A Honda apresentou nesta sexta-feira (20) a nova XRE 190, moto que chega com novo design e motorização revisada para encarar o novo marco regulatório de emissões (Promot 5), que começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2025.
A trail aventureira também subiu de preços e chega a partir de R$ 20.770, o que significa que está R$ 1.290 mais cara que a geração anterior. (veja as versões abaixo)
Lançada em 2016 com o propósito de trazer um pouco mais de desempenho para os consumidores que não se contentavam com a NXR 160 Bros, a XRE 190 não agradou tanto quanto a irmã menor, tão pouco quanto a configuração mais potente que carrega a mesma nomenclatura, a XRE 300, que foi substituída pela lendária Sahara 300.
Para o lançamento deste novo modelo, a Honda utilizou o mesmo consagrado motor da Honda CG 160, mas elevou a capacidade do monocilíndrico para 184,4 cm³. O propulsor flex tem 16 cv de potência e 1,66 kgfm de torque. O torque é o mesmo da geração anterior, mas a potência foi ligeiramente diminuída em 0,4 cv.
Pode parecer pouca mudança, mas essa é uma das medidas encontradas pela Honda para deixar seus motores dentro do novo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot 5).
Initial plugin text
De acordo com a montadora japonesa, os novos índices de emissões da XRE 190 também foram alcançados graças à adoção de um novo cânister — que é um filtro de carvão ativado que absorve os vapores emanados pelo combustível.
O Promot 5 também traz regulamentações para motocicletas barulhentas, e a Honda, pensando nessa meta de ruído, colocou uma nova ponteira de escape mais silenciosa no modelo.
LEIA MAIS
Nova Honda NXR Bros 160 chega em duas versões e ganha opcional de freios ABS; veja os preços
Ela voltou! Honda Tornado é relançada depois de 15 anos para incomodar a Yamaha Lander
Mercado de ‘scooters’ cresce, e Honda Elite 125 quer manter a liderança entre as mais baratas
Honda traz novas tecnologias na Pop 110i ES para seguir viva no mercado; veja outras opções
Estética, eficiência e segurança
No quesito segurança, a Honda XRE 190 continua vindo com freios ABS apenas na dianteira. A transmissão também é a mesma, de cinco velocidades.
Uma das principais mudanças do novo modelo está na nova suspensão dianteira, que aumentou em 2 mm o seu diâmetro, passando de 31 mm para 33 mm, o que pode garantir mais eficiência e conforto para encarar aventuras dentro e fora da cidade.
A motocicleta ganhou faróis, piscas e luzes traseiras em LED. O quadro de instrumentos é digital, mas não se trata de uma tela interativa. Há indicador de troca de marcha e adoção de tomada USB do tipo C próximo do painel para recarregar celular.
No design, além das alterações no conjunto óptico, a moto ganhou abas laterais plásticas no tanque, para dar um ar mais aventureiro para o modelo. O banco passa a ter dois níveis mais definidos e, segundo a Honda, é maior para gerar mais conforto para motociclista e garupa.
Um dos pontos positivos da XRE 190, que é originalmente uma solução trazida pela NXR 160 Bros, são as alças laterais que se juntam para formar uma superfície plana onde é possível instalar um bauleto. Vem de série em todas as versões da nova XRE 190.
Nas medidas, poucas diferenças. A altura do banco em relação ao solo, um dos pontos que mais incomodam os baixinhos, continua os mesmos 83 cm. O comprimento de 2,07 m, a largura de 0,82 m e a distância entre-eixos de 1,35 m continuam inalterados.
A altura foi reduzida em 1 cm, passando de 1,17 m para 1,16 m. O peso seco aumentou em 1 kg, passando para 128kg.
Confira abaixo a ficha técnica:

Vendas
No acumulado do ano, considerando os oito primeiros meses do ano, a NXR 160 Bros é a campeã de vendas no segmento das Trail, com 104.755 unidades emplacadas. Já a Sahara 300 já conquistou 30.461 novos clientes, enquanto a XRE 190 ficou com apenas 19.830 emplacamentos, dados divulgados pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave).
Desde seu lançamento, a Honda já produziu mais de 180 mil unidades da XRE 190. Agora, a Honda conta com quatro modelos Trail de baixa cilindrada: NXR 160 Bros, XRE 190, Sahara 300 e XR 300L Tornado.
A XRE 190 2025 tem duas versões, uma a mais que o modelo 2024. O preço anterior era de R$ 20.770, agora está R$ 1.290 mais caro desde a versão de entrada:
XRE 190: R$ 22.060 (sem frete)
XRE 190 Adventure: R$ 22.496 (sem frete)
Dentre suas concorrentes, a XRE 190 enfrenta a Dafra NH 190, que tem motor 18 cv de potência e também 1,6 kgfm de torque, mas que custa R$ 18.990, uma diferença de R$ 3.070.
Contudo, a Honda parece não se incomodar com a rival, que emplacou somente 1.010 unidades de janeiro a agosto de 2024.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Generated by Feedzy