Após mais de 20 anos de tramitação, Câmara aprova criação de marco dos seguros privados

Após mais de 20 anos de tramitação, Câmara aprova criação de marco dos seguros privados

Projeto é demanda do ministério da Fazenda para melhorar o ambiente de negócios do país. Texto segue agora para sanção do presidente Lula. A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) um projeto de lei que cria um marco regulatório para os seguros privados. O texto, que tramitava no Congresso há mais de 20 anos, segue para sanção presidencial.
O projeto foi uma demanda do Ministério da Fazenda para melhorar o ambiente de negócios do Brasil.
O texto cria um marco legal para o setor de seguro privado, estabelecendo uma série de regras para consumidores, corretores, seguradoras e órgãos de regulação. Ele também estabelece direitos e obrigações das partes envolvidas.
Proteção aos contratantes
O projeto já havia sido aprovado pela Câmara em 2017 e seguiu para análise do Senado. Lá, sofreu modificações que demandaram nova análise pelos deputados.
O governo diz que o texto dá mais proteção ao contratante de seguros. Segundo o Ministério da Fazenda, as regras em vigência estão desatualizadas e precisam garantir maior proteção ao segurado.
Relator da proposta, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
Mário Agra/Câmara dos Deputados
O relator, Reginaldo Lopes (PT-MG), manteve a previsão de que a União possa receber os prêmios não resgatados pelos beneficiários.
O projeto proíbe o rompimento unilateral entre seguradora e segurado. Em casos de sinistro, o texto estabelece que o pagamento das indenizações deve acontecer em até 30 dias.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Generated by Feedzy