Imposto de Renda 2022: como declarar um empréstimo?

Imposto de Renda 2022: como declarar um empréstimo?

Imposto de Renda 2022 — Foto: Arte g1

Empréstimos e financiamentos que ultrapassem R$ 5 mil também devem ser declarados no Imposto de Renda 2022 – sejam eles tomados em instituições financeiras ou de conhecidos e parentes. O prazo para a declaração vai de 7 de março a 29 de abril.

Veja quem precisa e como fazer para declarar os empréstimos:

Todos precisam obrigatoriamente ser declarados?

Só é necessário fazer a declaração de empréstimo quando o valor tomado ultrapassa R$ 5 mil. Dívidas com valores iguais ou inferiores não precisam ser informados na declaração de imposto de renda. Nesta categoria estão inclusos todos os tipos de empréstimo, desde o consignado até o cheque especial, por exemplo, contanto que esteja acima do valor de R$ 5 mil.

O mesmo ocorre com o cartão de crédito – se a dívida for acima de R$ 5 mil, é necessário declarar o empréstimo com a instituição financeira emissora do cartão.

Se eu não declarar, o que pode acontecer?

Se eu não declarar, o que pode acontecer?

Em qual ficha os empréstimos precisam ser declarados?

Os empréstimos e financiamentos devem ser informados na ficha de Dívidas e Ônus Reais, sempre se atentando aos códigos disponibilizados pela Receita para cada tipo de empréstimo realizado.

No campo “Discriminação”, declare as principais informações como o destino dos recursos, valor do empréstimo, forma de pagamento e os dados da instituição credora.

No campo “Situação em 31/12/2020”, deixe zero se a dívida for gerada em 2021, ou informe o valor ao final de 2020. No campo “Situação em 31/12/2021”, informe o saldo devedor na data. Já no campo “Valor pago em 2021” informe o total pago durante o período de janeiro a dezembro do ano passado.

Como declarar um empréstimo familiar?

Quem tomou emprestado mais de R$ 5 mil de qualquer pessoa física deve declarar a operação, informando o valor do empréstimo em sua ficha de Dívidas e Ônus Reais, bem como o nome e CPF do da pessoa que emprestou o dinheiro.

Vale lembrar que quem emprestou também precisa declarar a operação informando o valor, bem como o nome e CPF do mutuário (pessoa que recebeu o dinheiro).

Como declarar financiamento de imóvel

Na hipótese de ter comprado um imóvel ou ter feito um financiamento de veículo em 2021, o contribuinte deve informar a operação na declaração de “Bens e Direitos”. Nesta mesma ficha entram os consórcios e empréstimos com garantia.

Informe no campo “Situação em 31/12/2020” o valor zero, uma vez que o bem não era seu naquele ano, e no campo “Situação em 31/12/2021”, o total de pagamentos feitos no ano passado, considerando entrada, mais a soma de todas as prestações pagas do financiamento – inclusive com o FGTS, no caso de imóveis.

A partir disso, o declarante deve adicionar a cada ano os valores das prestações pagas e eventuais amortizações extras.

Exemplo 1: declaração de imóvel financiado em 2020

Apartamento nº 45, situado na Rua A, nº 20, adquirido de Fulano de Tal, CPF ou CNPJ nº …….., pelo valor R$ 450.000,00 (entrada R$ 50.000,00, utilização do saldo do FGTS R$ 50.000 e financiamento de R$ 350.000 junto ao banco A). Parcelas pagas em 2021: R$ 30.000

Saldo em 31/12/2020 = R$ 0,00
Saldo em 31/12/2021 = R$ 130.000,00

Exemplo 2: Declaração de financiamento de veículo 0 km

Automóvel marca/modelo, ano 2021, placa XXX-, com valor de nota fiscal de R$ 65.000, adquirido em XX/07/20 na concessionária (colocar o nome e CNPJ), mediante sinal de R$ 15.000, mais financiamento em 60 parcelas de R$ 1.500 pelo banco X). Valor das parcelas pagas em 2021: R$ 7.500.

Saldo em 31/12/2020 = R$ 0,00
Saldo em 31/12/2021 = R$ 22.500,00

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