Redução das tarifas de importação de bens de capital e informática pode contribuir com o PIB, diz Ipea

Redução das tarifas de importação de bens de capital e informática pode contribuir com o PIB, diz Ipea


No fim do ano passado, governo apresentou proposta para diminuição das tarifas de diversos setores. A redução das tarifas de importação de produtos de bens de capital e informática e de itens de telecomunicações pode contribuir positivamente com o Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira (13).
Queda das tarifas pode acelerar investimentos de telecomunicações
Reprodução EPTV
No ano passado, o ministério da Fazenda (incorporado ao ministério da Economia no governo Jair Bolsonaro) propôs a diminuição gradual das tarifas para o patamar de 4% entre 2018 e 2021. Na última reunião de 2018, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução da alíquota.
Pela pesquisa do Ipea, se a redução das tarifas já tivesse sido colocada em prática, teria havido uma contribuição de 0,03% no PIB de 2018, acumulando um ganho de 0,07% neste ano. Haveria avanços na maioria dos anos seguintes, até chegar a um ganho acumulado de 0,20% a partir de 2028.
Os investimentos também seriam beneficiados, de acordo com o Ipea. Eles teriam um ganho de 0,42% nos primeiros cinco anos e de 0,3% ao final do período, em 2030.
Impacto por setores
Numa análise detalhada do levantamento, todos os 67 setores estudados apresentariam aumento no nível de atividade, no curto e no longo prazo, com a redução das tarifas. Já o impacto sobre o nível de emprego seria positivo em 53 setores. Haveria perdas em seis setores do ramo de serviços e seis da indústria de transformação.

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes