Inflação de janeiro pesou mais para famílias de baixa renda, diz Ipea

Inflação de janeiro pesou mais para famílias de baixa renda, diz Ipea


Impacto nas contas das famílias de menor poder aquisitivo foi de 0,41%. Alta dos alimentos teve o maior impacto na inflação das famílias de renda mais baixa.
Reprodução/TV Morena
As famílias de menor poder aquisitivo foram as mais afetadas pela inflação de janeiro, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgados nesta quinta-feira (21).
Prévia da inflação fica em 0,34% em fevereiro
O impacto nas contas desse segmento foi de 0,41%, contra 0,25% das classes mais ricas – ou seja, uma diferença de 0,16 ponto percentual. O resultado de janeiro deve-se, sobretudo, ao aumento dos preços dos alimentos, com destaque para os seguintes itens:
cereais (4,4%)
frutas (5,5%)
leites e derivados (1,1%)
O segundo maior vilão das classes mais baixas foi o preço dos transportes (0,09%), devido aos reajustes das tarifas de ônibus urbano (2,7%), trem (2,7%) e metrô (3%).
Já a queda de 2,1% no preço dos combustíveis foi o principal fator de alívio inflacionário para as faixas de renda mais alta no mês, apontou o Ipea. Em relação a janeiro do ano passado, os segmentos de renda mais baixa sofreram aceleração da inflação, enquanto as duas classes de renda mais elevada tiveram desaceleração dos preços de bens e serviços.

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes