Economista Bruno Funchal substituirá Mansueto Almeida na Secretaria do Tesouro Nacional

Economista Bruno Funchal substituirá Mansueto Almeida na Secretaria do Tesouro Nacional

Bruno Funchal é o escolhido para substituir Mansueto Almeida no Tesouro Nacional

Bruno Funchal é o escolhido para substituir Mansueto Almeida no Tesouro Nacional

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já escolheu o novo secretário do Tesouro Nacional. Será o economista Bruno Funchal. Ele assumirá o cargo em 31 de julho, segundo informou nota do Ministério da Economia (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).

Funchal é diretor de Programas do Ministério da Economia e já foi secretário de Fazenda do Espírito Santo, uma das unidades da federação com as contas públicas mais equilibradas e única com nota A no “rating” do Tesouro.

Ele vai assumir o lugar do atual secretário, Mansueto Almeida, que deixará o governo.

O futuro secretário terá o desafio de recolocar a economia no caminho do ajuste das contas públicas, após o “desvio” motivado pela pandemia do coronavírus.

Caberá a ele, por exemplo, negociar com o Congresso Nacional a aprovação de reformas importantes para o equilíbrio fiscal do país.

No Tesouro, Mansueto foi um dos interlocutores para a aprovação da reforma da Previdência. O plano criado pelo governo federal para possibilitar o equilíbrio das contas dos estados e do DF chegou a ser apelidado de “Plano Mansueto”. Com a crise do coronavírus, o Congresso preferiu aprovar um auxílio específico a estados e municípios para o enfrentamento da pandemia.

Entrevista

Nesta segunda-feira (15), em entrevista à GloboNews, Mansueto Almeida disse que que já vinha pensando em deixar o governo. Ao comentar a crise causada pela pandemia de coronavírus, ele afirmou que o mundo todo foi pego de surpresa e que o país vai ter que aprender a reagir melhor a esse tipo de desafio.

“Todos os países do mundo vão ter que mudar a forma de reagir a esses problemas inesperados. O setor público tem que estar preparado. Achamos que há espaço pra melhorar o tempo de resposta do serviço público. É um desafio para todos os governos do mundo”, disse Mansueto.

Veja a entrevista completa:

Decisão difícil, diz Mansueto Almeida sobre pedido de demissão do Ministério da Economia

Decisão difícil, diz Mansueto Almeida sobre pedido de demissão do Ministério da Economia

Nota do Ministério da Economia

Leia abaixo a íntegra de nota do Ministério da Economia sobre a substituição de Mansueto Almeida por Bruno Funchal:

NOTA À IMPRENSA

Ministério da Economia terá novo Secretário do Tesouro Nacional

O economista Bruno Funchal deverá assumir o cargo definitivamente em 31 de julho

O Ministério da Economia comunica que iniciou a transição no comando da Secretaria do Tesouro Nacional. O economista Bruno Funchal assumirá o cargo definitivamente em 31 de julho.

Ele é bacharel pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – RJ, com pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. É professor titular da FUCAPE Business School. Foi pesquisador visitante na Universidade da Pensilvânia.

Em 2017 e 2018, Funchal foi Secretário de Fazenda do Espírito Santo e um dos responsáveis pelo processo de ajuste das contas públicas. Estava no cargo quando o estado foi o único que recebeu nota A do Tesouro Nacional.

Desde o início do governo Jair Bolsonaro, ele integra a equipe da secretaria de Fazenda como diretor de programa e trabalha pelo ajuste fiscal do país. Foi um dos técnicos responsáveis para elaboração do projeto do Pacto Federativo.

O Ministério da Economia agradece a Mansueto Almeida pelo compromisso com a equipe que chegou com o novo governo e por todo trabalho realizado à frente do Tesouro Nacional em prol do reequilíbrio das contas do país.

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes