PIB do Chile encolhe 14,1% no 2º trimestre, o pior resultado da história

PIB do Chile encolhe 14,1% no 2º trimestre, o pior resultado da história

A economia chilena encolheu 14,1% no segundo trimestre devido aos efeitos das medidas adotadas para combater a pandemia de covid-19. O resultado é o pior da série histórica, que começou a ser feita em 1986 pelo Banco Central do Chile.

“Esse resultado foi impactado pela emergência sanitária associada à covid-19, que influenciou na mobilidade das pessoas e no normal funcionamento dos estabelecimentos produtivos”, disse em nota o BC.

Bandeira do Chile — Foto: Pixabay

Bandeira do Chile — Foto: Pixabay

“As atividades mais afetadas foram os serviços pessoais, comércio, transporte, construção, restaurantes e hotéis, indústria manufatureira e serviços empresariais”, acrescentou a instituição.

Segundo o BC, a demanda interna caiu 19,1% entre abril e junho, o que também foi o pior resultado já registrado. O consumo total, que engloba gastos das famílias e do governo, recuou 20,2%.

O Chile é o quarto país mais afetado pela covid-19 na América do Sul, atrás apenas de Brasil, Peru e Colômbia. Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, o país tem mais de 387 mil casos e 10,5 mil óbitos provocados pela doença desde o início da pandemia.

*Diario Financiero faz parte da Red Iberoamericana de Periodismo Económico (RIPE).

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes