Problemas no abastecimento de oxigênio levam à transferência de pacientes em UPA em SP

Problemas no abastecimento de oxigênio levam à transferência de pacientes em UPA em SP

Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, tiveram de ser transferidos na madrugada deste sábado em razão de problemas no fornecimento de oxigênio na unidade, conforme o portal G1.

Segundo o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, a empresa White Martins atrasou a entrega de oxigênio e, em razão disso, houve a transferência dos pacientes “por segurança”. O fornecimento do insumo já foi normalizado na unidade, segundo ele.

Procurada pelo G1, a White Martins disse que não faltou oxigênio na UPA Ermelino Matarazzo, mesmo havendo um crescimento exponencial do consumo diário da unidade, e que as condições estruturais de alguns serviços de saúde “interferem na pressão necessária para alimentar os ventiladores utilizados em pacientes críticos, o que leva à percepção equivocada de que há falta de gás”.

“A White Martins informa que não faltou oxigênio para a UPA Ermelino Matarazzo, mesmo com o consumo do produto na unidade tendo aumentado de forma exponencial (16 vezes), saindo de 89 metros cúbicos por dia em dezembro de 2020 para 1.453 metros cúbicos por dia no dia 18 de março. O sistema de abastecimento de oxigênio na unidade funcionou para que o produto continuasse sendo fornecido ininterruptamente, conforme as normas vigentes no país (NBR-12188 da ABNT e RDC 50 da Anvisa). No dia 19 de março de 2021, a UPA consumiu todo o produto do tanque de oxigênio (suprimento primário) e o sistema iniciou automaticamente o uso da central reserva de cilindros (suprimento secundário). Esta central reserva (dotada de duas baterias independentes de cilindros) entrou em operação como estabelece a referida norma. Durante o uso do suprimento secundário, o suprimento primário (tanque) foi abastecido, não ocorrendo falta de produto”, destaca em nota.

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes