Rio deve publicar decreto na próxima semana autorizando retomada de eventos na cidade

Rio deve publicar decreto na próxima semana autorizando retomada de eventos na cidade

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), informou nesta sexta-feira que deve ser publicado na próxima semana decreto que permite retomada de eventos na capital fluminense, desde que seguidos protocolos de segurança sanitária, necessários em meio à pandemia de covid-19.

Paes deu as declarações em coletiva de imprensa para divulgação do mais recente Boletim Epidemiológico da cidade, que trata do cenário do município no combate à covid-19. “Na segunda-feira (17) publicaremos decreto estabelecendo possibilidade de volta da realização de eventos com uma série de protocolos” antecipou. Como exemplo de protocolo, Paes comentou que interessados podem realizar eventos, desde que todos participantes sejam testados para detectar a doença.

Também presente na coletiva de imprensa, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, afirmou que permanecem em vigência medidas restritivas na cidade em prol de inibir contaminação pela doença até 20 de maio, conforme já anunciado pela Prefeitura no início deste mês. “Acho pouco provável a liberação [das medidas restritivas] na próxima semana”, informou ele.

1 de 1
Eduardo Paes: Rio deve publicar decreto na segunda autorizando eventos — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo/Arquivo

Eduardo Paes: Rio deve publicar decreto na segunda autorizando eventos — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo/Arquivo

Na coletiva, Paes comentou ainda sobre decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender na capital fluminense a vacinação contra covid-19 de profissionais de educação e segurança pública, além de motoristas e cobradores de ônibus, de transporte escolar e funcionários de serviços de limpeza urbana. O ministro Ricardo Lewandowski atendeu a pedido de Defensoria Pública do Rio, que alegou que o decreto não teve motivações técnicas para incluir as categorias no grupo prioritário de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi notificada da decisão e suspendeu a vacinação para essas categorias.

Paes comentou que, caso alguma decisão nova nessa área surja em relação aos profissionais de educação, por exemplo, a prefeitura poderia encaixar a vacinação dessas categorias nas próximas semanas.

No site Painel Rio Covid-19, disponibilizado na internet pela prefeitura do Rio, a gestão municipal da cidade contabiliza 1.745.906 pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a doença, o que representa 25,9% da população carioca vacinada com primeira dose. Já o número de pessoas vacinadas com a segunda dose na cidade é de 805.695, o que leva a um total de 2.551.645 doses aplicadas. Os dados são atualizados até as 22h da última quinta-feira.

No Estado do Rio, são contabilizadas 2.834.809 pessoas vacinadas, até as 23h de ontem, com a primeira dose de vacina contra covid-19. Os dados constam do “Vacinômetro” disponibilizado em portal na internet pelo governo fluminense.

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes