Gastos do consumidor dos EUA superam expectativas em agosto; inflação sobe

Gastos do consumidor dos EUA superam expectativas em agosto; inflação sobe

Os gastos dos consumidores nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em agosto, mas uma revisão para baixo dos dados de julho manteve as expectativas de que o crescimento econômico desacelerou no terceiro trimestre, já que o ressurgimento das infecções por Covid-19 restringiu a demanda por serviços.

O Departamento do Comércio informou nesta sexta-feira (1º) que os gastos do consumidor, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, subiram 0,8% em agosto, deixando de lado a queda nas vendas de veículos causada pela escassez mundial de semicondutores, que está prejudicando a produção de automóveis.

Os dados de julho foram revisados para baixo para mostrar queda de 0,1% nos gastos, em vez de alta de 0,3%, conforme divulgado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters previam aumento de 0,6% nos gastos do consumidor em agosto.

A inflação manteve a trajetória de alta em agosto. O índice PCE, excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, subiu 0,3% após aumentar pela mesma margem em julho.

Economia nos EUA perde força com avanço da variante delta

Economia nos EUA perde força com avanço da variante delta

Nos 12 meses até agosto, o chamado núcleo do PCE aumentou 3,6%, igualando o ganho de julho.

O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve para sua meta flexível de 2%. O Fed, na semana passada, elevou sua projeção do índice para 3,7% neste ano, ante 3,0% em junho.

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes