Dólar ignora exterior e sobe ante real com leque de incertezas domésticas

Dólar ignora exterior e sobe ante real com leque de incertezas domésticas

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar fechou em alta nesta quarta-feira e voltou a ficar acima de 5,20 reais, com a prevalência do clima incerto no plano local sobre o dia de queda ampla da moeda norte-americana após dados mais fracos de inflação nos EUA.

O dólar à vista subiu 0,47%, a 5,2200 reais na venda, após variar de 5,1642 reais (-0,61%) a 5,2354 reais (+0,76%) na sessão.

O real amargou o pior desempenho global na sessão, que via o índice do dólar contra uma cesta de pares em baixa de 0,2% no fim da tarde.

O dólar abriu em leve alta e acelerou os ganhos até pouco antes das 9h30, quando os EUA informaram um aumento menor na inflação ao consumidor do país em julho, o que imediatamente fez o dólar despencar aqui e no exterior pelo entendimento de que a inflação não seria motivo para o Fed anunciar em breve corte na oferta de dinheiro barato –capital esse que poderia fluir para mercados emergentes, como o Brasil.

Mas, enquanto o dólar seguiu mais fraco nos mercados externos, aqui gradualmente voltou a ganhar força até bater uma máxima da sessão acima de 5,23 reais, com operadores recorrendo a compras defensivas diante da temperatura ainda elevada no campo político-fiscal no Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro frustrou a expectativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao, apenas algumas horas depois de ver a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso ser derrubada pelo plenário da Casa, voltar a atacar as urnas eletrônicas e levantar suspeitas sobre as eleições.

Em paralelo, investidores monitoraram manchetes sobre a reforma do Imposto de Renda e a PEC dos precatórios. Esta última, que já havia gerado reação negativa no mercado pela ideia de parcelamento do pagamento das dívidas, causou ainda mais mal-estar depois de o Tesouro Nacional tentar explicar mudanças na chamada regra de ouro que, na prática, flexibilizam a norma, considerada antes uma das principais âncoras fiscais do país.

“Quando você junta esses fatores fiscais com uma inflação persistentemente alta, fica mais difícil para o mercado digerir o risco político”, disse Gustavo Menezes, gestor macro da AZ Quest com foco em câmbio. Segundo ele, os aumentos sucessivos da inflação elevam o risco de uma depreciação nominal do real para que se mantenha um equilíbrio na taxa real de câmbio.

Ainda assim, o gestor vê fatores de fundamento se sobressaindo a favor do real.

PUBLICIDADE

“Recuperamos bem o diferencial de crescimento, os juros estão subindo e os termos de troca seguem bastante favoráveis”, disse o gestor. “Outras questões de barulho causam volatilidade e atrapalham, mas no médio prazo os fatos devem preponderar”, finalizou.

Num sinal positivo, o fluxo cambial foi superavitário em 917 milhões de dólares na primeira semana de agosto, elevando o saldo no ano acima de 17 bilhões de dólares. A sobra de dólares pelo câmbio contratado tem ajudado a manter o cupom cambial (uma taxa de juros em dólar) em mínimas em torno de 0,3% ao ano.

Uma medida da percepção de instabilidade da taxa de câmbio voltou a cair nesta quarta, depois de na véspera bater máximas desde abril. E uma medida do risco-país tinha ligeira queda, mas ainda ficando muito próxima de patamares vistos em maio.

Em curso gratuito de Opções, professor Su Chong Wei ensina método para ter ganhos recorrentes na bolsa. Inscreva-se grátis e participe.

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes