Canadá confirma que EUA pediram extradição de executiva da Huawei

Canadá confirma que EUA pediram extradição de executiva da Huawei


Meng Wanzhou, que está em liberdade condicional naquele país, compareceu ao tribunal nesta terça para discutir termos relacionados à fiança. Meng Wanzhou comparece a audiência em tribunal do Canadá nesta terça (29)
Darryl Dyck/The Canadian Press via AP
O Ministro da Justiça do Canadá, David Lametti, confirmou nesta terça-feira (29) que recebeu um pedido dos Estados Unidos para extraditar a diretora financeira da Huawei para aquele país.
O governo canadense tem 30 dias, a partir do recebimento do pedido, para decidir se autoriza a medida. Em caso positivo, o caso de Meng Wanzhou será enviado à Suprema Corte da Colúmbia Britânica para uma audiência, o que pode demorar semanas ou meses.
Meng foi presa em Vancouver em dezembro passado, a pedido dos EUA, e segue na cidade canadense em liberdade condicional. Ela foi ao tribunal nesta terça para discutir termos relacionados ao pagamento da fiança.
Filha do fundador da Huawei, a executiva está no centro de denúncias dos EUA contra a gigante chinesa do setor de telecomunicações.
Um dia antes, ela foi formalmente acusada pelo Departamento de Justiça americano de fraude bancária e conspiração por supostamente fazer negócios com o Irã quando o país estava sob sanções comerciais.
No mesmo dia, promotores dos EUA acusaram a Huawei de roubo de segredo comercial.
China vê repressão
A empresa nega irregularidades. E a China se queixou de repressão contra as empresas do país. “Há tentativas fortes e manipulações políticas por trás disto”, apontou Geng Shuang, um dos porta-vozes do governo, em comunicado publicado no site do Ministério das Relações Exteriores. “Exigimos com firmeza aos Estados Unidos que acabem com a sua injustificada repressão às empresas chinesas, incluindo a Huawei.”
Nesta terça, segundo a Reuters, o advogado de Meng disse que ela é usada como uma refém no relacionamento complexo entre EUA e China. “Nossa cliente não deveria ser um peão ou uma refém deste relacionamento. A senhora Meng é uma empresária ética e honrada que nunca passou um segundo de sua vida tramando violar nenhuma lei dos EUA, incluindo as sanções iranianas”, afirmou Reid Weingarten.
Initial plugin text

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes