B3 anuncia mudanças na metodologia do índice de BDRs, com exigência de maior liquidez

B3 anuncia mudanças na metodologia do índice de BDRs, com exigência de maior liquidez

(Getty Images)

SÃO PAULO – A B3 informou nesta sexta-feira que, a partir do dia 3 de maio, entrará em vigor uma nova metodologia de elaboração da carteira teórica de ativos que compõe o Índice de BDRs Não Patrocinados – Global (BDRX), indicador do desempenho médio das cotações dos BDRs Não Patrocinados autorizados à negociação na B3.

Em setembro de 2020, foi introduzido ao benchmark um critério mínimo de 30% de presença nos pregões para inclusão dos ativos. “Buscando acompanhar o desenvolvimento do mercado de BDRs, o parâmetro de inclusão será ampliado para 60%”, informa o documento divulgado pela B3.

Para serem selecionados para o índice, portanto, os ativos precisam ter presença em pregão maior ou igual a 60% no período de vigência das três carteiras anteriores, e não estarem classificados como “Penny Stock”, ou seja, cotados abaixo de R$ 1,00.

Para ser considerado para o benchmark, também é preciso que o BDR tenha formador de mercado contratado (um banco que atua como contraparte nas negociações para fornecer liquidez ao ativo).

A ponderação do tamanho dos BDRs no índice se dá pelo seu valor de mercado em reais, com a exposição máxima individual limitada a 20%. Os BDRs da Apple, da Microsoft e da Amazon são os três com maior participação na atual composição do índice, com fatias de 8,5%, 7,3% e 6,4%, respectivamente.

Leia mais:
BDRs: para que servem e como investir nos recibos de ações estrangeiras

Além disso, devido à listagem recente de BDRs lastreados em cotas de ETFs, a metodologia do índice será ajustada a fim de incluir no BDRX apenas BDRs Não Patrocinados de Valores Mobiliários (ações ou assemelhados e Depositary Receipts). Segundo a B3, as prévias referentes à carteira de maio de 2021 do BDRX já serão apuradas com base na nova metodologia.

Após a valorização de 54% em 2020, o BDRX acumula ganhos de 11,9% em 2021, até 25 de março, segundo dados da Economatica.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes