O que explica a queda recente das ações da Locaweb, apesar do salto de 340% desde o IPO, e o que esperar daqui para frente?

O que explica a queda recente das ações da Locaweb, apesar do salto de 340% desde o IPO, e o que esperar daqui para frente?

SÃO PAULO — Muito bem avaliada pelos analistas que acompanham a empresa, a Locaweb (LWSA3) está surfando a onda positiva da transformação digital no Brasil, que foi acelerada em 2020 pela pandemia de coronavírus. Ela presta soluções integradas a pequenos e médios negócios com o propósito de ajudá-los a ampliar suas vendas com a ajuda da tecnologia.

Desde o IPO, as ações da companhia acumulam ganho de 340% — mas, no mês de março, têm queda em torno de 15,5%. Segundo Fernando Cirne, CEO da Locaweb, a desvalorização recente dos papéis segue uma tendência vista em outras companhias de tecnologia no exterior, mas no longo prazo a performance deve continuar robusta.

“Ela acompanhou o que aconteceu com os comparables americanos, simples”, disse o executivo, em live do InfoMoney na terça-feira (30). “Locaweb entregou resultados sólidos. Este ano, a gente vem forte. Em longo prazo, eu estou muito confortável com o desempenho da empresa. Eu acho que tecnologia no Brasil é uma ótima novidade. Essas quedas que acompanham o mercado no exterior, o investidor não deve se preocupar, tem que ver inclusive como oportunidade. As empresas do setor vão crescer. A Locaweb cresce dois dígitos de Ebitda de forma sustentável. São empresas que vão crescer independente de cenário político e econômico”, completou.

A entrevista faz parte do projeto Por Dentro dos Resultados, no qual CEOs e outros executivos importantes de empresas da Bolsa comentam os balanços do quarto trimestre de 2020 e o desempenho anual das companhias, e falam também sobre perspectivas. Para não perder as próximas lives, que acontecem até o início de abril, se inscreva no canal do InfoMoney no YouTube.

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“O cliente não está mais naquela de abrir a loja, não basta abrir a loja. Tem que ser melhor do que o concorrente, tem que vender mais. O brasileiro passou da fase de proteção. Ele tá na segunda fase, de ser melhor, um movimento de se aperfeiçoar na digitalização. É um movimento que não tem fim: você monta a loja, quer vender mais, integra com marketplace, você integra com social commerce, e por aí vai. Não tem fim. É um movimento sustentável e sem volta”, afirmou Cirne.

Rafael Chamas, CFO da Locaweb, ressaltou que a companhia está capitalizada para continuar com o movimento de fusões e aquisições, especialmente depois do follow on de fevereiro, numa operação de R$ 2,75 bilhões. “Temos, conforme divulgamos já ao mercado, 10 negociações em fase avançada”, afirmou.

O executivo comentou ainda que a Locaweb é uma empresa geradora de caixa, com baixo endividamento e que gosta de ter retornos altos. “Nós gostamos de ter crescimentos altos. Nosso crescimento agressivo não significa que vamos deixar de ter margens boas”, disse. Ele citou que geralmente um cliente da Locaweb multipla por 7 os gastos que ele quer ter com produtos da companhia em até três anos.

Cirne e Chamas falaram também sobre a forte entrada de número de clientes no segmento commerce no último trimestre de 2020, “uma média de entrada histórica”, que permitiu que a companhia “conquistasse um novo patamar de adição de lojas”, segundo o CEO.

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Eles comentaram ainda sobre pagamento de dividendos, sobre concorrência, sobre integração das empresas adquiridas e cross selling, além das iniciativas da Locaweb em termos de ESG (sustentabilidade, impacto social e governança, na sigla em inglês). Assista à live completa acima.

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