Estratégia de War: como o Grupo Mateus garante o crescimento

Estratégia de War: como o Grupo Mateus garante o crescimento

grupo mateus

Uma das maiores estrelas da temporada de IPOs do ano passado, o Grupo Mateus (GMAT3), apesar de regional, é uma das cinco maiores redes de supermercado do Brasil e uma das estrelas do chamado atacarejo. 

No Coffee & Stocks desta quinta-feira conversamos com Danniela Eiger, analista de varejo da XP Investimentos que gosta tanto do setor que costumava trocar os happy hours de sexta-feira por passeios no supermercado, explicou por que recomenda compra do papel.

O que é o Grupo Mateus

Concentrado nos Estados de Maranhão, Piauí e Pará, o Grupo Mateus tem um portfólio de lojas muito diferentes que vai de supermercados de bairro ao atacado puro, passando pelo hipermercado e pelo atacarejo (atacado + varejo). Atacarejo são lojas que fazem tanto vendas de produtos em grande quantidade, visando a atender pequenos comércios e empreendedores individuais, quanto vendas unitárias ou em quantidades familiares.

War

Uma das grandes qualidades do grupo é seu processo de expansão. É como se fosse uma estratégia de War (aquele jogo de tabuleiro cujo objetivo é conquistar territórios usando bem seus exércitos). Primeiro eles mandam representantes comerciais para negociar vendas no atacado e avaliam o mercado e sua demanda. A partir daí, definem qual loja levar.

A partir daí, acontece o que chamamos de adensamento de rota ou diluição de despesas, ou seja, com a uma loja aberta e posteriormente maturada, a mesma distribuição de mercadorias é capaz de gerar mais receitas.

Para ouvir os outros dois pilares que sustentam a tese de investimentos da Danniela Eiger no Grupo Mateus, é só clicar no play acima.

Deixe seu e-mail e receba a newsletter STOCK PICKERS toda semana!
bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes