Queda da Bolsa de Valores: devo me desesperar?

Queda da Bolsa de Valores: devo me desesperar?

No dia 24 de janeiro de 2020, o Ibovespa atingiu sua máxima histórica, com 119.593 pontos. No entanto, nas últimas semanas, as notícias têm sido de constantes quedas da Bolsa de Valores.

Coronavírus, processo de impeachment do presidente dos EUA Donald Trump e, mais recentemente, o estremecimento da relação entre o ministro da Economia Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro, são alguns dos motivos que influenciaram nessa queda.

Mas será que é só isso?

De acordo com Filipe Fradinho, analista Clear Corretora, é natural que os patamares em que envolvem números redondos sirvam de suporte e resistência psicológicos. Recentemente os 120.000 pontos foram testados e a bolsa já mostrava uma certeza realização no curto prazo. O patamar mais relevante a ser testado agora é o de 100.000.

PUBLICIDADE

“Quando a gente questiona em qual patamar a Bolsa vai chegar em 2020, ninguém fala um número quebrado, naturalmente se arredonda um número como alvo”, explica.

“Então, quando se alcança esse alvo, é normal que haja uma realização de lucros. Por exemplo, o investidor que comprou quando o Ibovespa estava a 80 mil e tem como alvo os 100 mil, vai vender quando o índice chegar nesse patamar. E, naturalmente, muita gente vai fazer isso o que refletirá numa realização da bolsa”, complementa.

Porém, isso não é motivo para desespero. Segundo Fradinho, essa volatilidade é totalmente saudável, já que o Ibovespa teve um crescimento rápido.

“Os papéis esticaram muito no curto prazo. O índice subiu muito. É preciso descansar para buscar novas máximas”, diz o analista.

Para não ficar dúvidas, Fradinho ainda usa alguns exemplos. “Em 10 de julho do ano passado, Ibovespa bateu 105 mil pontos pela primeira vez. Dezenove pregões depois, a Bolsa tinha caído 6%. Trinta e cinco pregões depois, 9%. Mais para frente se recuperou e alcançou uma nova máxima”, conta.

“Nos últimos quatro anos, a Bolsa subiu mais de 170%. Nesse ano, o desempenho é de queda de 0,78%. Do meu ponto de vista, uma retração irrelevante quando comparada com os últimos anos É quase irrelevante em comparação ao todo”, conclui.

PUBLICIDADE

Volatilidade

E para aproveitar os altos e baixos da Bolsa, a Clear Corretora é uma opção interessante.

Além da taxa zero de corretagem, a Clear tem uma série de benefícios que auxiliam o investidor a otimizar os lucros.

Todos os dias, o cliente da Clear pode acompanhar gratuitamente, pelo Youtube, três salas com analistas ao vivo falando sobre o mercado. O blog da Clear também é outro diferencial.

O mais importante, no entanto, é o time de analistas: Rafael Ribeiro, Fernando Góes, Wilson Neto, Filipe Fradinho e Charlles Nader.

“Poucas corretoras têm um time que compreende todas essas modalidades: swing trade, opções, tape reading e day trade”, explica Fradinho.

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa e ganhe com dividendos: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações.

Disclaimer: CONTEÚDO PATROCINADO CLEAR CORRETORA, que é uma marca da XP INVESTIMENTOS CCTVM S.A Este material foi elaborado pela CLEAR CORRETORA (“Clear”) e tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas.

As informações contidas neste material foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis.

A Clear não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Os ativos, operações, fundos e/ou instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento.

A Clear não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido.
Para mais informações ligue para 4003-6245 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-887-9107 (demais localidades). Para clientes no exterior o contato é 55-11-4950-2199. Para reclamações, utilize o SAC 0800 77 40404. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria: 0800-200-5550. Para deficientes auditivos ou de fala favor ligar para 0800 771 0101 (todas as localidades).

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes