Vale anuncia acordo que encerra greve de dois meses em unidade no Canadá; analistas veem desdobramento positivo

Vale anuncia acordo que encerra greve de dois meses em unidade no Canadá; analistas veem desdobramento positivo

(Shutterstock)

SÃO PAULO – A mineradora Vale (VALE3) informou nesta quarta-feira que um novo acordo coletivo de trabalho de cinco anos com a United Steelworkers (USW) Local 6500 foi aprovado na noite passada. Com isso, foi encerrada uma greve de cerca de dois meses que paralisava as operações de níquel, cobre e cobalto em Sudbury (Canadá) desde o início de junho.

“O novo acordo entra em vigor de imediato. Os trabalhadores retornarão às atividades na semana do dia 9 de agosto, com ‘ramp-up’ da produção iniciando nas semanas adiante”, destacou a empresa.

Segundo a Vale, o novo pacto “reflete meses de trabalho árduo e compromisso de ambas as partes e uma demonstração genuína para a conclusão das negociações de forma favorável”.

A mineradora reafirmou ainda seu “compromisso com a sustentabilidade de longo prazo do seu negócio de metais básicos e de suas operações de Ontário”.

Na véspera, o sindicato dos trabalhadores disse que havia chegado a um acordo preliminar com a companhia.

Em breve nota, o Credit Suisse destaca a notícia como positiva, destacando que Sudbury representa entre 20% e 25% dos volumes de níquel e cobre da Vale.

O Bradesco BBI também aponta que a notícia é um desdobramento positivo para a Vale, já que a empresa deve agora ser capaz de retomar as operações em Sudbury após dois meses.

“Observamos, no entanto, que a Vale destacou em sua teleconferência de resultados do segundo trimestre na semana passada  que a produção em Sudbury já enfrentaria um terceiro trimestre desafiador, pois leva algumas semanas para iniciar as operações e funcionar perfeitamente, enquanto a empresa também realiza uma parada para manutenção no local. Ao todo, assumindo que Sudbury permaneça paralisado por cerca de três  meses no total, o impacto na produção de níquel deve ser de cerca de 15 mil toneladas e de cobre em cerca de 21 mil toneladas.

Em curso gratuito de Opções, professor Su Chong Wei ensina método para ter ganhos recorrentes na bolsa. Inscreva-se grátis e participe.

PUBLICIDADE

bratings01

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes